WordPress

Sua próxima plataforma de conteúdo

wordpress-logo

Você precisa considerar o uso do WordPress e motivos para isso não faltam. Selecionamos 20 boas razão para você adotar o WordPress como o gerenciador de conteúdo do seu projeto digital.

wordpress-participacao-de-mercadoParticipação de mercado

Uma plataforma que está por trás de 27%, e contando, de toda a internet mundial tem seus merecidos méritos. Ao longo de sua trajetória o WordPress tem conquistado espaço constante e significativo, o que lhe consolida como o CMS mais utilizado do mundo.     


wordpress-segurancaSegurança

O WordPress é seguro. Inseguro é você. Antes de defender o WordPress é preciso se lembrar de uma clássica lei da segurança: nenhum software é 100% seguro. 

Para uma segurança efetiva é preciso que três pilares estejam em sintonia e focados em garantir proteção: infraestrutura, software e usuário.

Infraestrutura desatualizada e desprotegida colaboram para os mais variados tipos de incidentes como ataques DDOS, exploração de falhas nos sistemas operacionais e softwares diversos como o servidor web. A não proteção desses elementos impactam a plataforma em uso.

O software do WordPress é seguro, constantemente atualizado e requer, como qualquer outra aplicação, um processo contínuo de monitoria, evolução e atualização dos seus componentes. Neste caso, leia-se core, plugins e temas.

Usuários precisam considerar, no mínimo, o uso de senhas fortes e ser seletivo com a escolha de plugins, temas e códigos de terceiros. O WP ajuda seus usuários a criarem senhas fortes e realizarem logout de forma remota. Iniciativas como o WPScan Vulnerability Database te ajuda evitar completos inseguros.


wordpress-mobile-firstMobile First

O WordPress é cada vez mais mobile e isso não é de hoje. Desde a versão 3.8, lançada em 12 de dezembro de 2013, o painel administrativo introduziu um design moderno e responsivo em toda sua plenitude. Isso permite a gestão dos projetos através do navegador de internet do dispositivo móvel, uma vez que a tela é amigável e responsiva para com esses dispositivos.

O mercado mobile no Brasil é promissor e uma realidade imediata a ser explorada pelos profissionais de tecnologia e marketing. Adotar uma plataforma que pensa Mobile First é facilitar a exploração dos 267.1 milhões de conexões mobile no Brasil. Um número significativo por ser maior que a população brasileira, significando mais de uma conexão por pessoa.


wordpress-mobile-aplicativosAplicativos mobile

Além de uma interface responsiva que facilita a gestão do site através de qualquer navegador de internet. O WordPress disponibiliza um aplicativo para gerir seu projeto em WordPress através do iOS ou Android.

São alternativas a mais para o usuário ir de encontro com o formato que lhe deixa mais confortável para o trabalho diário de gerir projetos digitais.


wordpress-rest-apiREST API

As organizações utilizam diferentes sistemas e mecanismos em suas operações. Nem todos falam a mesma língua, mas a integração é inevitável para ganho de agilidade e consumo unificado de informação.

Através de uma API flexível, em RESTFull e com entrega de conteúdo em formato JSON, o WordPress se integra facilmente a qualquer aplicativo de negócio para consumo ou entrega de dados.


wordpress-seoSEO

Mecanismos de buscas como o Google são responsáveis, em alguns casos, por mais de 90% do tráfego dos websites. Isso torna essencial a aplicação de técnicas de SEO para uma maior relevância, encontrabilidade e otimização para os mecanismos de busca.

O WordPress é uma plataforma de publicação de conteúdo com foco em semântica e recursos nativos para que os conteúdos nela publicados sejam facilmente indexados pelos mecanismos de busca.

Além da sua atuação nativa, é possível se valer de centenas de opções que se integram a plataforma para auxílio e melhoria da aplicação das técnicas de SEO para um melhor trabalho na tríade: conteúdo, tecnologia e autoridade.


wordpress-sites-blog-ecommerceSite, blog, e-commerce, …

Uma única plataforma e o uso variado de finalidade. Seja para site, blog, aplicação SAAS ou o que sua imaginação conceber bem como o seu negócio exigir.

É possível também, e faz muito sentido, ter uma única plataforma e utiliza-la de forma mista para agregar site, blog, e-commerce e o que seu modelo de negócio contemplar.


wordpress-acessibilidadeAcessibilidade

O painel administrativo do WordPress é acessível via desktop, smartphones, tablets e leitores de leitura. Isso potencializa seu uso pelos mais variados tipos de necessidades dos seus usuários e contribui para que suas limitações não sejam impeditivos para conseguirem publicar suas histórias.

Uma plataforma acessível garante maior compatibilidade com os navegadores de internet e dispositivos diversos; maior visibilidade em mecanismos de busca; fidelização de usuários e clientes; maior valor agregado a marca; ampliação e diversificação de público. 


wordpress-gestao-de-conteudoGestão de conteúdo

Gerenciadores de conteúdo precisam, obviamente, serem safos com a gestão dos conteúdos nele publicados. O WordPress tem um editor poderoso e extensível com recursos simples e eficientes.

Publicar textos, imagens, listas, tabelas, vídeos e se integrar as mais variadas formas de conteúdos ricos é possível com o editor nativo do WP.

A plataforma ainda reserva utilidades para escritores se concentrarem como o “Modo de escrita sem distrações” e recursos avançados como markdown e atalhados para o ganho de agilidade no dia-a-dia dos editores.


wordpress-gestao-de-sitesGestão de sites

Através de uma única instalação do WordPress é possível gerenciar inúmeros sites e cada um com características únicas, isto é, endereço próprio, tema, conjunto de plugins, usuários e conteúdos.

A flexibilidade da plataforma vai além de uma gestão eficaz de conteúdo e te permite gerir um universo de publicações em diferentes sites, mas como uma única instalação, uma única plataforma e se beneficiar da replicação de conteúdo, mão de obra, esforço e integração.


wordpress-gestao-de-usuariosGestão de usuários

Seja usuários internos ou externos, todos são geridos numa única interface e com definições específicas para cada um que controlam suas permissões e atividades possíveis dentro da plataforma.

As possibilidades podem ser estendidas através de plugins que agregam recursos para implementar campos extras e funções diversas.


wordpress-multiligueMultilíngue

O WordPress está disponível em mais de 70 idiomas, inclusive em português do Brasil e Portugal.

Essa variedade de idiomas aproxima a plataforma do idioma nativo dos seus usuários e permite seu uso mais facilitado para aqueles que não dominam o Inglês.


wordpress-facilidade-de-usoFacilidade de uso

Por que o WordPress é considerado uma plataforma de uso fácil?

Por que é acessível e pode ser utilizada em inúmeros cenários e dispositivos. Isso possibilita a gestão de conteúdo longe da estação de trabalho e o registro de insights através do uso por dispositivos móveis.

A personalização da interface permite que cada usuário de uma mesma instalação adeque os recursos e cores para o seu melhor agrado. E uma vez encontrado o melhor conjunto a personalização é salva e atrelado ao login do usuário em questão.

Porque ele fala a sua língua e está pronto para ser internacionalizado para qualquer idioma. 


wordpress-personalizacaoPersonalização

O WordPress almeja ser invisível. A plataforma permite tamanha flexibilidade para sua personalização que alguns projetos dificilmente são identificados como desenvolvidos com base em WP.

Personalizar a plataforma não significa alterar seu core, e isso não deve acontecer de forma nenhuma sob pena de impossibilitar as atualizações com segurança, e sim fazer uso dos seus milhares de ganchos que permitem o desenvolvimento com WordPress flexível e personalizado de sua API.


wordpress-suporte-manutencaoSuporte e manutenção

Os projetos digitais baseados em WordPress se beneficiam das constantes e relevantes lançamentos da plataforma para garantir uma plataforma sempre atualizada.

O suporte do WordPress é realizado pela comunidade através de fóruns e eventos ao redor do globo ou por empresas especializadas com soluções para garantir a manutenção do WordPress com eficiência e especialidade.


wordpress-open-sourceOpen Source

O WordPress é um projeto de código aberto. Isso significa muito para você considera-lo como a plataforma do seu projeto digital, tanto no aspecto financeiro quanto na liberdade de uso.

No aspecto financeiro você não precisará se preocupar com os custos de licença de software. Projetos open source reunem milhões de pessoas ao redor do mundo para trabalhar em sua evolução. Muito mais pessoas, de diferentes visões e parte do globo, do que as plataformas comerciais.

Ter liberdade de uso do software significa utiliza-lo para as mais variadas finalidades e por todos os tipos e tamanhos de empresas. 


wordpress-ciclo-de-releasesCiclo de releases

Regularidade de lançamentos permite uma evolução constante e aprimoramento da plataforma. Além disso os usuários do WP estão em contato com as melhores e mais modernas tecnologias para a web.

A cada ano são disponibilizadas de três a quatro novas versões por ano. E versões menores focadas exclusivamente em correções de bugs ou segurança são liberadas imediatamente sempre que necessário.


wordpress-completo-ecossistemaCompleto ecossistema

A conquista de 26% de toda a internet fortalece e coloca a disposição dos usuários do WordPress um ecossistema poderoso de recursos, empresas e fornecedores.

Adotar o WordPress é uma garantia de não criar e ter dependência de um único fornecedor. O conhecimento é distribuído, descentralizado e acessível. Os códigos inicialmente desenvolvidos por um time, podem facilmente serem mantidos por outro.

Seus complementos estão disponíveis na casa dos milhares e disponibilizados de forma gratuita e paga. Estão reunidos nos diretórios do WordPress.org, em marketplaces diversos e nos sites de empresas focadas e especializadas.


wordpress-pluginsPlugins

Usuários de outras plataformas estão acostumados com termos como módulos, addons, extensões e alguns outros. No WordPress esses mesmos conceitos são realizado por recursos denominados como Plugins.

Os plugins para WordPress estendem a funcionalidade do software agregando, ou modificando, seus recursos nativos. Atualmente estão disponíveis gratuitamente mais de 47 mil opções, os quais já foram baixados mais de 1 bilhão de vezes.

Gratuitos, pagos ou desenvolvidos sob medida. As opções são diversas assim como a flexibilidade de implementação de recursos sem a necessidade de intervenção no core da plataforma.


wordpress-temasTemas

Você pode estar acostumado com o termo Template. Em WordPress o considere como Tema. O conceito é o mesmo. Através do seu diretório oficial o WP disponibiliza milhares de opção para as mais variadas necessidades.

Além dos temas gratuitos é possível fazer uso dos temas pagos e personaliza-los. E claro desenvolver um tema único e exclusivo para sua presença digital.