Suporte e Manutenção

Dedicação contínua ou momentânea à projetos em WordPress. Conte com a Apiki para manter seu site por um dia ou a todo momento.

Antes de começar a falar sobre manutenção de sites, vamos primeiro esclarecer uma coisa. Todo site um dia precisará de suporte. É certo que ainda existem muitas pessoas que acreditam que um bom site é aquele que não precisa mudar nada. Infelizmente, este tipo de site não existe, todas as plataformas web necessitam vez ou outra de uma “mãozinha”. Estas mudanças graduais na estrutura do site são para acompanhar as mudanças evolutivas da nossa querida internet.

Obter atualizações automática nem sempre é o suficiente para obter os melhores resultados para a performance, segurança, SEO. Este e demais fatores que influenciam o bom andamento de um site ou blog precisam de um auxílio técnico. Ter um suporte e manutenção de sites WordPress garante que a instalação se mantenha sempre bem estruturada e funcional.

Para que serve o suporte e manutenção de sites WordPress 

Você pegaria a estrada em um carro sem freio? Entraria em uma casa sem escoras no teto? A mesma coisa acontece com um site ou blog.  Sem a devida manutenção, eles oferecem riscos de segurança para proprietários e usuários. 

É claro que, quando você subiu o site da primeira vez, ele estava em completa ordem. Mas, a medida que você utiliza a plataforma, sem a atenção especial problemas podem surgir.

A verdade é que um site é um bem durável. Não é como uma TV que se liga na tomada, conecta a antena e pronto. Um site demanda cuidado e atenção como um carro, uma casa ou até mesmo um computador. Em algum momento você terá que fazer uma revisão, reforma, ampliação ou limpeza.

Manter o suporte e a manutenção do WordPress garante o bom funcionamento do site ou blog por mais tempo. É por isso que a manutenção de sites em WordPress é tão importante. A web evolui mais a cada dia que passa e a sua instalação deve acompanhar essa evolução.


De que é feito a boa manutenção de sites em WordPress

Realizar a manutenção de sites WordPress, assim como fazer melhorias depende de um profundo conhecimento da plataforma em si e das possibilidades do desenvolvimento web e demais ferramentas que encontramos à nossa disposição.

Conjunto de ambientes

Para o melhor desenrolar do projeto, é preciso criar ambientes diferenciados para aumentar a segurança e reduzir drasticamente as chances de falhas. Como já dito anteriormente, os ambientes podem ser divididos em localhost, homologação interna, homologação externa e produção. Seguindo estes processos e aplicando git, jenkins e muito trabalho de equipe, é possível alcançar um modelo DevOps, consagrando a infraestrutura, segurança e banco de dados (só não se esqueça de fazer backups periódicos).


Suporte técnico

Nem tudo dá para resolver na cozinha de casa, por isso existe suporte técnico. Cada empresa ou profissional que oferece esse tipo de serviço pode ter modelos de suporte diferentes, na maioria das vezes optam pelo modelo de banco de horas, este é o mais comum. Porém, a manutenção de sites WordPress, preferencialmente deve ser por especialistas ou empresas especializadas para que a durabilidade do projeto se mantenha por um longo período.


Evolução do projeto

A vantagem de se ter um Suporte WordPress especializado é que ele nunca deixará seu site ficar ultrapassado ou obsoleto. O WordPress está em constante evolução sob o auxílio de desenvolvedores do mundo inteiro, o que dá a grande vantagem de desenvolvimento contínuo e novas possibilidades de design para o seu site ou blog. Desde que você tenha um suporte que evolui juntamente com o CMS.


Atualizações

Atualizar um site WordPress pode parecer simples, porém atitudes não planejadas podem causar problemas inesperados. O core do WordPress recebe aproximadamente quatro atualizações anuais, sem falara nas atualizações dos plugins e das novas opções de temas. Manter-se atualizado em uma web que está em constante evolução significa atualizar-se todos os dias.


Backup

Todos os processos de suporte e manutenção de sites WordPress devem começar com o backup, ele é o seu checkpoint, seu save game, seu memory card. Além dessa função primordial de gerar uma cópia válida dos seus arquivos, é por meio do backup que é possível localizar redundâncias, nos arquivos, banco de dados, problemas no core, plugins, temas, imagens e muito mais. Caso as correções falhem, não tem problema, é só voltar e com a cópia e corrigir de outra forma.


Segurança

Certamente esse é um dos pontos mais importantes a ser discutido, o suporte e a manutenção de sites WordPress é uma ação que deveria ser preventiva. Infelizmente, esse processo é realizado, na maioria das vezes de forma corretiva. Por isso o monitoramento de segurança se faz tão importante para que malware, sql injection, CSRF, XSS, Backdoor e maliciosos não afetem a segurança do WordPress que contém seu projeto.


SSL

Existem diversos tipos de certificados digitais SSL no mercado, dos mais simples e gratuitos aos mais complexos e caros. A verdade é que o SSL no WordPress se faz tão necessário como em qualquer outro tipo de plataforma. Esta certificação de segurança chegou para ficar, tanto que grandes nomes do desenvolvimento web se juntaram para criar o Let’s Encrypt, uma iniciativa que busca a encriptação de todos os sites do mundo em busca de uma internet mais segura. E aí, seu suporte já te ofereceu essa segurança?


Hospedagem para WordPress

Hospedagem não é nenhum bicho de sete cabeças se você entender a lógica da coisa. Assim como você precisa guardar suas coisas em algum lugar, seus dados também devem ser ter um lugar para eles, quanto mais dados, maior deve ser o espaço. A diferença é que dados que são procurados por cinco ou seis pessoas simultaneamente podem ser deixados em um quarto ou sala, por centenas de pessoas, um museu seria mais indicado e por milhares, um estádio seria mais indicado. Quanto maior o número de pessoas buscando, maior deve ser a infraestrutura para suportá-las sem que problemas aconteçam. Se a sua hospedagem não condizer com seus dados ou acesso você deve pensar em uma migração de servidor.


Mantenha o WordPress em ordem, atualizado e seguro.

Voltando ao exemplo do carro, antes de pegar a estrada, você normalmente realiza alguns preparativos. Manda o carro para revisão, faz o alinhamento, balanceamento, abastece, calibra os pneus, confere o nível do óleo e da água do radiador, fora outras ações como definir rota, reservar hotel, fazer as malas, trancar a casa. Enfim, acho que deu para perceber que estamos falando de processos. 

Processos

Para manter o WordPress da melhor forma possível é necessário seguir processos, ou como você quiser chamar, alinhar ações, definir padrão, planejar, etc. É tudo a mesma coisa, mas é claro que nem todos seguem os processos de suporte e manutenção do WordPress da mesma forma.

A Apiki desenvolveu seu próprio processo de manutenção de sites com base em dezenas de cases, dos mais diversos tipos de instalações WordPress. Esse processo conta com dois tipos de abordagem para a manutenção de sites desenvolvidos em WordPress.


Apiki WP Care

Realmente manter todas as questões técnicas e manutenção necessária para seu WordPress ficar seguro, atualizado e em constante evolução, não é uma tarefa simples. Por isso, o Apiki WP Care foi desenhado, em um modelo com quatro planos para manutenção sites WordPress, cada um com benefícios e valores de investimento adequados para cada tipo de negócio.

Este modelo de suporte e manutenção WordPress não oscila porque não se baseia em estimativas e bancos de horas. Com o Apiki WP Care o  investimento é fixo/mensal, o cliente do Care conta com diversos benefícios de suporte técnico e desenvolvimento. Além de realização de revisões, monitoramento de segurança, atualizações da plataforma, instalação  de plugins e temas, tudo como parte do pacote de benefícios:

 

Suporte técnico ilimitado

Seja qual for a dificuldade ou problema, o suporte é personalizado e sem limitação de horas técnicas;

 


Atualizações

Não se preocupe com updates e upgrades na sua instalação, o Care já cuida dessa parte automaticamente;

 


Backups

O Care conta com um processo de salvamento de todos os dados para evitar possíveis falhas indesejadas;

 


Gestão de Hospedagem 

Atualizações, otimizações e soluções no servidor para que seu site fique sempre ativo; 

 


Segurança

Ferramentas automatizadas e profissionais de segurança na web trabalham unidos para manter tudo em ordem;

 


Scrum

Desenvolvimento com metodologia ágil para que todo o trabalho seja feito com o máximo de rapidez e qualidade; 

 


Ambientes

localhost | apikiprojeto | dev/stage | produção, espaços criados para garantir total segurança e evitar falhas;

 


Git

Basicamente funciona como um histórico de ações para garantir que a instalação se mantenha protegida até de erros fatais;

 


Consultoria

Direcionamento técnico pela demanda do cliente ou pela necessidade vislumbrada pelo suporte;

 


Descontos

Clientes do Care tem descontos especiais em todos os produtos da Apiki;

 

 

Em resumo o Apiki WP Care é um produto que permite uma terceirização de suporte e manutenção WordPress, com profissionais especializados e diferentes tipos de planos que cabem em diferentes orçamentos. Assim, a empresa pode focar completamente na sua área de atuação sem se preocupar com problemas tecnológicos ou encargos trabalhistas. 

Apiki WP One Day, uma outra opção de suporte WordPress

Com essa ferramenta você solicita um ou mais dias de suporte técnico especializado para resolver uma demanda específica do seu site ou blog. Um exemplo, você deu uma olhada no bendito Google PageSpeed e descobriu que seu site está devagar no desktop e pior ainda no mobile. Você sabe que isso prejudica todo o SEO e quer resolver o mais rápido possível, contratando o Apiki WP One Day Performance, a empresa fará uma estimativa e você comprará um dia (ou mais) para resolver o problema.

Da mesma maneira você pode resolver pequenas e grandes demandas de segurança, SEO, migração e instalação de certificado SSL.

Conheça todos os produtos Apiki WP One Day

Este produto foi criado para suprir uma demanda do mercado e deixando um time de especialistas à disposição de qualquer site ou blog WordPress por um dia, ou mais. Atuando diretamente nas necessidades específicas e esporádicas do seu projeto, corrigindo e melhorando a sua instalação.

A manutenção de sites em WordPress, por meio do Apiki WP One Day, pode ser utilizado para todos os tipos de necessidades técnicas do seu projeto. Mesmo assim criamos diversas modalidades do produto para facilitar a sua escolha.

One Day Security

Famoso por reparar o WordPress hackeado, antecipar ações e evitar ataques no seu site. One Day Security utiliza seis ferramentas de monitoramento e prevenção para localizar brechas e defender sua instalação. Além da expertise humana sempre sempre focada para que o seu WordPress fique livre de hackers e malwares.


One Day Performance

Otimizar o WordPress, melhorando sua velocidade e performance, tanto no Mobile quanto no Desktop. Ter um site com uma boa performance é o que garante a boa experiência do seu público com a sua marca na internet. Uma forma simples de melhorar a sua audiência audiência. 


One Day Mitragion

Sabe toda aquela trabalheira da migração WordPress de servidor? O One Day Migration resolve de forma planejada, segura e revisada por ninjas do WordPress. Seja qual for o motivo de mudar de um servidor para outro, O One Day Migration evita falhas, erros e incompatibilidades no processo.


One Day SEO

Este produto tem a função de fazer a diferença diretamente na tecnologia da plataforma. Foca em otimizar a instalação do seu site para os mecanismos de busca. O posicionamento orgânico é muito importante para a visibilidade do seu site. SEO para WordPress pode ficar ainda melhor nos buscadores com o One Day SEO.


One Day SSL

A internet está evoluindo para oferecer mais segurança para todos. Uma dessas medidas é a instalação do certificado digital de segurança no site. Com o One Day SSL você garante mais segurança para os seus clientes e usuários. Tudo sem maiores gastos ou dores de cabeça.